terça-feira, 12 de maio de 2009

Marina da Silva Oliveira - Colégio Batista Mineiro 8° ano H


A Independência das 13 colônias da América do Norte (p.29 a 23) Segundo Capitulo VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7ª série. São Paulo, Editora Scipione, 2005. (p. 29 a 33)

A independência das 13 colônias, também conhecida como revolução americana aconteceu no século XVIII. Essa revolução foi inspirada nas ideais iluministas. E animados com esse com esse exemplo os pensadores iluministas aumentaram suas sua críticas a ordem européia.


A dominação inglesa sobre as 13 colônias
:

As colônias inglesas da América do Norte foram formadas por imigrantes ingleses que tentavam escapar das perseguições religiosas e políticas, buscavam ter uma vida melhor. Alguns (pobres) eram escravizados para pagar suas dívidas de viagem.
A ocupação litorânea gerou diversas formas de exploração e de emprego.
Na região norte a Nova Inglaterra predominavam minifúndios de mão-de-obra livre, produzindo para o mercado interno.
Ali se desenvolveu uma importante indústria de navios que serviu para o comércio entre a Europa o norte da América e as Antilhas, e a atividade pesqueira.
As colônias do Sul ( Virgínia, Maryland, Carolina do Norte e do Sul e Geórgia) eram conhecidas como colônias de exploração, pois eram latifúndio escravistas voltadas para o comércio externo.
" As colônias do norte predominava uma população formada por agricultores, pequenos proprietários, comerciantes e industrias responsáveis pela produção manufatureira". Nas colônias do Sul poucos latifúndiarios formavam os nobres abastados. Existia uma pequena classe média formada por pequenos proprietários, além de muitos escravos africanos.
Durante o século XVI e XVII, os colonos tinham uma certa autonomia administrativa quanto a Inglaterra. Nessa época, os governadores estavam em paz com as assembleias dos colonos, cobrando poucos impostos.
A partir do século XVIII, começou na Inglaterra a Revolução Industrial, que levou a ampliar e zelar os mercados consumidores, os produtos manufarturados e os fornecedores de matéria-prima. Diante disso a Inglaterra voltou a atenção para as colônias da América do Norte, "passando a limitar-lhes a autonomia".
Então aconteceu a Guerra dos Sete Anos entra França e Inglaterra. Ela se estendeu para a América e os colonos lutaram e venceram a França, eles conseguiram terras mas a guerra causou um grande prejuízo aos cofres britânicos. Para superá-las o governo criou e aumentou os impostos. Os colonos não gostaram e influenciados pelas ideias iluministas, começaram a lutar pela independência.


Impostos e guerra de independência:

A relação entra a América, África e Europa, ficou conhecida como comércio triângular. Do melaço se faz o rum que era vendido e usado para trocar por escravos. Como forma de arrecadar mais criou-se a Lei do Açúcar que taxava muito o açúcar das Antilhas. Ainda instituía-se a Lei do Selo, que segundo ela todos os documentos comercializados deviam ter os selo dos ingleses. E o imposto sobre o chá, produto muito utilizado.
Os colonos não gostaram e fizeram o Congresso Continental da Filadélfia. Eles queriam o fim das leis intoleráveis, como os ingleses não aceitaram, organizou-se o Segundo Congresso Continental da Filadélfia. Os participantes aprovaram a Declaração de Independência e nomearam George Washington como lider nas lutas pela independência.
A guerra de independência durou 5 anos. O exercíto britânico obteve, nos primeiros anos muitas vitórias mas em Saragote os norte-americanos ganharam, e obrigaram os soldados a se renderem. A boa recuperação atraiu ajuda da França e da Espanha, que forneceu dinheiro, essa ajuda mais um corpo expedicionário francês, fez com que os colonos cercassem em Jorktown um fortícimo exercito inglês. A Inglaterra então, fiocu ''sem saída" e se viu obrigada a declarar a independência política do EUA.


A organização da República norte-americana:

O tratado de Versalhes, foi assinado em Versalhes, esse tratado estabelecia que a Inglaterra reconhecia a independencia americana e dava o território entre os Grandes Lagos, os rios Ohio e Mississípi e os Montes Apoloches e que a França e Espanha teria de volta alguns territórios perdidos na guerra dos 7 anos.
Os EUA instituiram seu governo mas existiam duas opções que se opunham a de Thomas Jefferson, chamada republicana, que defendia um Estado autônomo e um governo central fraco. E a de Alexandre Homilton, chamado federalista, que defendia um o contrário, um governo central forte e limitação da autonomia do Estado.
Em 1787 foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América que combinava as propostas republicanas e federalistas e estabelecia a tripartidação do poder em executivo, que teria como chefe um presidente que comandaria por 4 anos, legislativo, que seria composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e o Judiciário, sua função é inspecionar os poderes e Estados.
O presidente foi eleito por unanimidade: George Washington.
Apesa da Declaração falar que todos são iguais, ele não trouxe benefícios a muitas pessoas. A declaração ficou muito preucupada em equilíbrar os dois interesses, que se esqueceu a cidadania dos escravos, o indígena e a das mulheres.

Nenhum comentário: