terça-feira, 12 de maio de 2009

A Independência dos Estados Unidos

Rebecca Ferreira Vieira - Aluna do Colégio Batista Mineiro 8° ano H

A Independência dos Estados Unidos (pág. 29 a 37) Segundo Capítulo.

VICENTINO, Claudio. Projeto Radix: 7ª série. São Paulo, Editora Scipicione, 2005 (pág. 29 a 37).


Negrito A Independência das 13 colônias da América do Norte
A
inspiração por tal liberdade era baseada em ideais iluministas, que defendiam aspectos que os colonos almejavam.

A dominação inglesa sobre as 13 colônias
As colônias foram fundadas por colonos de origem inglesa que fugiam de perseguições, buscando um local para viver livremente. A ocupação do litoral não foi igual nele todo. No Norte, as colônias eram, basicamente, formadas por minifúndios policultores com mão-de-obra livre ou servil, abastecia o mercado interno. Essas colônias também eram chamadas de Nova Inglaterra. Já as colonias do Sul eram formadas por latifúndios monocultores com mão-de-obra escrava e abastecia o mercado externo. Essas colonias tinham sociedades diferentes, as do Norte eram formadas por pequenos agricultores, comerciantes, indústrias; já as do Sul tinham uma restrira nobreza, alguns proprietários e muitos escravos. No começo, as colônias tinham certa "liberdade" de administração, mas com a Revolução Industrial, a Inglaterra quis aumentar e assegurar mercados consumidores e fornecedores de matérias primas. Isso fez com que a metrópole desse mais atenção à colônia com tais interesses; assim, a colônia perdeu tal liberdade. A relação entre a metrópole e a colônia ficou pior depois da Guerra dos Sete Anos, conflito entre França e Inglaterra. Os colonos lutaram junto aos ingleses, que ganharam, mas levaram prejuízos financeiros. Para livrar-se deles, a coroa Britânica criou um imposto para os colonos pagarem tal perda de seus cofres. Essa situação deixou os colonos muito irritados.

Impostos e guerra de independência
As colônias inglesas compravam melaço e açúcar das Antilhas em troca de alguns alimentos, animais e outros artigos. Com esse melaço se fazia rum, que era trocado por escravos na Africa pelos ingleses e americanos. Assim, tais relações comerciais foram denominadas "comércio triangular". Para arrecadar sobre o comércio da colônia, a Coroa Britânica criou uma taxa para o comércio do açúcar das Antilhas, a "Lei do Açúcar". Além dessa lei, outras foram criadas, como a "Lei do Selo", que determinava que todos os documentos da colônia deviam de possuir um selo da Inglaterra; essa lei dava controle e dinheiro aos ingleses. Outro imposto foi o "Imposto sobre o chá" que taxava o chá vindo da Índia. Tais leis e impostos foram consideradas as "leis intoleráveis", e para tentar acabar com elas, as colônias organizaram o Congresso Continental da Filadélfia, no qual recorreram à Inglaterra para atender os seus pedidos. Mas ela não o fez, o que causou a realização do segundo Congresso Continental da Filadélfia, fizeram a Declaração de Independência e nomearam George Washington como comandante das tropas americanas na Guerra de Independência. Ela durou cinco anos. A Inglaterra começou vencendo, mas a colônia conquistou uma vitória importante na Batalha de Saratoga. Isso fez com que a França, como vingança à derrota na Guerra do Sete Anos, e sua aliada, Espanha, ajudassem os norte-americanos, que cercaram o melhor exercito inglês em Yorktown e venceram a Guerra. Assim, a Inglaterra teve que reconhecer a Independêcia dos Estados Unidos da América.

A organização da República norte-americana
O tratado de Versalhes, assinado em Versalhes, na França, determinava o reconhecimento da Independência dos Estados Unidos por parte da Inglaterra. Também dava a França e Espanha alguns territórios perdidos na Guerra do Sete Anos. Já independente, os Estados Unidos começaram a definir o governo. As propostas eram a republicana na qual os Estados tinham grande autonomia; e federalista, na qual o governo central é o mais forte. A constituição dos Estados Unidos da América foi aprovada com regime republicano com tripartidação do poder, chegando a um método entre as propostas. O poder Executivo seria chefiado por um presidente durante quatro anos; o Legislativo seria composto pela Câmara dos Deputados e o Senado; e o Judiciário teria em destaque a Suprema Corte. Essa Declaração era baseada em princípios iluministas, e afirmava que todos deveriam ter liberdade e ser iguais, com os mesmos direitos, mas a independência acabou excluindo da cidadania os escravos, os indígenas e as mulheres.


Nenhum comentário: