terça-feira, 12 de maio de 2009

A independência dos EUA

João Daniel - Colégio Batista Mineiro 8° ano H

A independência dos EUA ( página 29 a 33)

VICENTINO, Cláudio, Projeto Radix: 7ª Série. São Paulo, Editora Scipione, 2005 (pág. 20 a 33)


A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Na Europa a burguesia queria aumentar seus poderes políticos, mas na América, as três colônias desejavam que a Inglaterra acabasse com entraves colonialistas ao comércio com o velho mundo. Então, os colonos passaram a ser contra o domínio da metrópole sobre eles totalmente inspirados pelo iluminismo iniciaram um movimento de independência.
As colônias inglesas eram formadas por ingleses protestantes. As colônias do norte eram formadas por pequenas e médias propriedades com mão de obra livre que produziam para ajudar o mercado interno. Já as colônias do sul eram formadas por latifúndios com escravos que produziam para ajudar o mercado externo. Enfim, eram colônias de exploração. Também se diferenciariam na sociedade, com diferentes classes sociais: No norte havia pequenos proprietários e no sul grandes latifundiários, pequenos proprietários e escravos africanos.
A metrópole inglesa limitou a autonomia das colônias norte-americanas com o interesse de garantir os mercados consumidores e os fornecedores de matérias-primas.
A situação piorou com a guerra entre a França e a Inglaterra, a guerra dos sete anos. A Áustria e a Rússia disputavam os estados alemães. A Inglaterra, junto com os colonos americanos ganharem da França. Então veio a parte ruim, a metrópole inglesa cobrou os custos da guerra dos colonos e esses revoltados lutaram pela independência incentivada pelo iluminismo.
Os colonos compravam melaço das Antilhas, produto tirado do açúcar. Então, a Inglaterra fez um imposto para a compra desse produto, a Lei do Açúcar. Também fez a Lei do Selo que exigia a presença de um selo feito pela Metrópole em todos os documentos, jornais e revistas na colônia, garantindo a arrecadação e o controle pelos ingleses. Ainda criou um imposto sobre o chá, consumido pelos colonos americanos. Todas essas leis eram as leis intoleráveis e os colonos exigiam seu fim lutando pela independência.
Houve então a Guerra de Independência das 13 Colônias. A Inglaterra ganhou o primeiro, mas depois com a ajuda da França e da Espanha, os colonos americanos venceram e conseguiram a independência. Estabeleceu-se o Tratado de Versalhes que confirmou a independência das colônias norte-americanas e a devolução das terras perdidas por França e Espanha, a Inglaterra deu o território que estava entre os grandes lagos dos norte-americanos.
Após a independência, o governo foi organizado com duas idéias politicamente opostas: A Republicana e a Federalista. A primeira defendia a autonomia dos Estados e a segunda limitava essa autonomia.
A Constituição dos Estados Unidos foi aprovada e o poder era dividido em três partes: O executivo, legislativo e judiciário. A constituição buscou um equilíbrio entre as idéias republicanas e federalistas considerando só os homens.

Nenhum comentário: