domingo, 12 de abril de 2009

O Iluminismo

Mariana Luiza - Aluna do Colégio Batista Mineiro - 8º ano H


O Iluminismo (pág. 20-29). Segundo Capítulo

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7a Série. São Paulo, Editora Scipione, 2005 (pág. 21-29)


O Iluminismo
O Iluminismo foi uma grande evolução de ideias que surgiu na europa no século XVIII e que interfiriu na política, na sociedade, na sociedade, na economia e na religião. A palavra Iluminismo significa ''trazer luz''. Alguns autores consideram Iluminismo a época do esclarecimento ou da ilustração. O pensamento Iluminista acredita que a fonte do conhecimento é a razão.
Os Iluministas influenciaram muitas coisas boas para nossa sociedade e também fizeram publicação de livros e revistas. Eles criaram a enciclopédia ou Dicionário Crítico das Ciências, das artes e das profissões.
O Iluminismo tinha como principal característica a convicção de que as ideias teriam valor apenas se fossem capazes de promover atitudes que alterassem a situação vigente.
As ideias iluministas buscavam criticar as bases que fundavam a tradição, a autoridade do Estado absoluto e o mercantilismo.

A crtitica iluminista tinha como principal alvo o poder absolutista, porque o rei era divino e não era justificado pela razão. Diversos autores formularam teorias para atacar o poder absoluto do rei.
-John Locke defendia que todos teriam direito à rebelião e substituição do governante tirano.

-Barão de Montesquieu criticava o Estado francês e fazia elogios à monarquia inglesa.

Os fisiocratas ingleses falavam que a única fonte de riqueza era a terra. Para o fisiocrata François Quesnay, a economia deveria ser livre, sem a autoridade do governo.
Alguns governantes fizeram igualdade para todos as classes, incentivaram a educação e a produção artística, reformaram a justiça e modernizaram a economia . E isso é despotismo esclarecido.

Nenhum comentário: