quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Iluminismo

Bruno Albuquerque Figueiró - Aluno do Colégio Batista Mineiro - 8o ano H

O Iluminismo (pág. 20-29). Segundo Capítulo

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 7a Série. São Paulo, Editora Scipione, 2005 (pág. 25-29)

O Iluminismo

O Iluminismo foi um conjunto de ideias inovadoras desenvolvido na Europa e que teve grande influência na política, sociedade, economia e religião. A base do pensamento iluminista era o racionalismo, ou seja, " a valorização da razão humana como fonte de conhecimento".

"Os ideais iluministas estimularam experimentos científicos, influenciaram as artes, além de outras ações voltadas para a difusão e o debate do conhecimento".Um dos pricipais objetivos desse regime era criticar os pilares do Antigo Regime, esclarecer as pessoas quanto às práticas de desigualdades cometidas por ele. Ou seja, criticava a sociedade estamental, o mercantilismo, e o absolutismo, além dos dogmas da Igreja Católica.
A maior crítica iluminista ao Antigo Regime era o poder absolutista dos reis, pois para eles, "a autoridade real era considerada divina - e, portanto, justificada pela fé, pela religião, e não pela razão." Por isso, foi adotado o liberalismo econômico, ou seja, uma forma de governo representativo, as pessoas escolhem seus representantes, e por fim, o governo não tem o direito de interferir na vida privada de um cidadão que cumpre a lei.

Surgiu também a fisiocracia, que eram novas ideias econômicas que se opunham à economia mercantilista, e que se baseava em quatro pricípios: a ordem natural, ou seja, o mercado teria suas próprias leis naturais, assim como a natureza; o "laissez-faire, laissez passer" ( deixe fazer, deixe passar ), que significava que as pessoas poderiam fazer o que quisessem sem a interferência do governo; a ênfase na agricultura, que, para os fisiocratas, junto com a mineração, era a única atividade produtiva, pois produzia excedente e a reforma tributária, ou seja, toda a renda do governo deveria ser obtida através de um único imposto, para todo o país.

Outra característica do Iluminismo é o Despotismo Esclarecido, que se caracteriza pela aceitação de alguns monarcas absolutistas com algumas ideias iluministas, mas não acabavam com o Antigo Regime. A maioria das ideias adotadas eram aquelas que tirassem ou reduzissem o poder da Igreja, como o incentivo a ciência, que tirava da Igreja o poder de explicar o mundo.

Resumindo: a intenção de um iluminista apontava para o progresso material ( conhecimento científico, cabia a ciência assumir o lugar da religião ) e para o progresso institucional ( avanço da liberdade do indivíduo e a igualdade de direitos para todos, ou seja, a lei deveria ser Universal ).

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei esse blog :D
óTimo para meus estudos.
Bjos.
PS: o livro é o mesmo do meu :o
Mais fácil ainda né rssssssss