segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Iluminismo

Júlia Bonifácio Leite -Aluna do Colégio Batista Mineiro


O Iluminismo (Págs. 20 a 29) Segundo Capítulo

VICENTINO, Cláudio. Projeto Radix: 8ºano. São Paulo, Editora Scipione, 2005 (Pag.21 a 29)

O Iluminismo



Definindo o Iluminismo


Iluminismo foi um movimento desenvolvido no século XVIII na Europa que trouxe luz ás trevas deixadas pela idade média. O pensamento iluminista é baseado no racionalismo, não na fé como o pensamento medieval.

O iluminismo e o saber

O Iluminismo modificou as artes, estimulou a ciência, o surgimento de sociedades e a difusão de ideias, como a publicação de livros e revistas. Um exemplo é a obra Enciclopédia ou Dicionário Crítico das Ciências das Artes e das Profissões, que divulgou os principais iluministas.

Das ideias a ação

Os iluministas acreditam que as ideias teriam valor se colocadas em prática e mudassem a situação atual. Eles criticavam o Antigo Regime e defendiam a liberdade, a tolerância e a igualdade.

As ideias iluministas na política e economia

As ideias iluministas também buscavam criticar a tradição, o absolutismo e o mercantilismo.essas ideais nos influenciam ate hoje.

A teoria política liberal

O iluminista criticava principalmente o poder absolutista. Vários autores fizeram teorias para atacar esse poder do rei, um deles disse que o governo deveria proteger o povo, que teria direito de tocar o governo tirânico, outro disse que o governo deveria ser exercido pelo legislativo, executivo e judiciário. Já outro dizia que o rei deveria respeitar os direitos individuais.

A fisiocracia e o liberalismo econômico

A terra era a única fonte de riqueza e a agricultura a única atividade produtiva. A economia deveria ser livre sem a intervenção do estado. A livre concorrência, a divisão do trabalho e o livre comercio era progresso o grande progresso da humanidade.

O despotismo esclarecido

Alguns rei adotaram apenas algumas ideias iluministas mais sem romper totalmente com o Antigo Regime. Alguns monarcas expulsaram o clero e começaram a ceder os anseios da burguesia, dos camponeses e dos trabalhadores, mais não abriram mão do seu poder absoluto.

2 comentários:

nsg disse...

PARABÉNS, JÚLIA. BOA ESTRÉIA NA INTERNET, COLOCANDO O QUE VOCÊ APRENDEU À DISPOSIÇÃO DE TODOS. ERA ESSA A IDÉIA DOS ENCICLOPEDISTAS ILUMINISTAS.
VOVÔ NOÉ STANLEY GONÇALVES

Unknown disse...

Fico feliz Julia, pois atraves do seu trabalho, pude encontrar seu avô Noé. Ele e Marlene, foram meus amigos de infância, a famlia deles foram muito importantes pra mim. Gostaria de manteR contato com eles. PARABENS E OBRIGADA. Meu e-mail é cruz.dalva@yahoo.com.br